ESG

Muito falada no mercado atual, a sigla ESG vem do inglês Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança).

Esse termo se consolidou em janeiro de 2004, no Pacto Global, engajado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de trabalhar nas empresas os princípios de direitos humanos, trabalho, meio ambiente, compliance e outros.

ESG

Environmental (Ambiental)

Assim como o nome já indica, é o pilar das ações voltadas ao meio ambiente, com foco na redução do aquecimento global, de emissões de gases, na gestão de resíduos, na eficiência energética, na preservação da biodiversidade e outros.

Social (Social)

É o pilar que fala sobre a responsabilidade social e os impactos sociais em relação às comunidades às quais estão inseridas. Se refere desde ao respeito aos direitos trabalhistas, como o cuidado com o salário justo, segurança no trabalho, até à proteção de dados e busca pela diversidade e inclusão de todos.

Governance (Governança)

É tratado como um pilar mais político, tema responsável para trabalhar estratégias e orientar quanto à conduta dentro da empresa em todos os níveis de hierarquia, assegurando práticas de transparência, de anticorrupção, de igualdade e equidade, oferecendo canais para denúncia, assim como investigando e tratando os assuntos de forma justa e ética.