Delta Sucroenergia realiza processo seletivo para Jovem Aprendiz na área automotiva
A Delta Sucroenergia concluiu mais uma etapa do seu Programa Novas Energias voltado para a formação de aprendizes para a área automotiva, em parceria com o SENAI. Ao todo, o processo seletivo recebeu 210 candidaturas para as vagas destinadas às unidades de Delta e Volta Grande, reforçando o interesse dos jovens pela qualificação profissional e pelas oportunidades oferecidas.
A primeira etapa da seleção foi composta por entrevistas, realizadas nos dias 11 e 12 de dezembro. No primeiro dia, as entrevistas aconteceram no Centro de Lazer da empresa, na cidade de Delta, e, no segundo dia, no Centro Tecnológico, em Conceição das Alagoas. Os jovens selecionados iniciarão suas atividades no programa no dia 12 de janeiro de 2026, conciliando a atuação prática na empresa com o curso de Mecânica a Diesel pelo SENAI, parceiro estratégico da Delta na formação técnica dos aprendizes.
O processo seletivo foi conduzido pelo time de Recrutamento e Seleção, em parceria com a área de Treinamento e Desenvolvimento, responsável pelo projeto. De acordo com a analista de Recrutamento e Seleção, Thamara de Moura Marques, a atuação conjunta teve como foco garantir um processo criterioso e alinhado à estratégia da empresa.
“Nosso papel foi garantir um processo criterioso, olhando além dos requisitos básicos. Tivemos um cuidado grande em avaliar perfil comportamental, interesse, postura e vontade de aprender, sempre com um olhar de médio e longo prazo. Acreditamos que o Jovem Aprendiz é uma porta de entrada importante para a empresa, pois esses jovens podem se desenvolver, construir uma trajetória interna e, no futuro, fazer parte de uma trilha de carreira e de sucessão, como já tivemos vários casos. Quando a seleção tem esse olhar estratégico, o programa ganha mais força e a empresa passa a formar talentos alinhados à cultura”, destacou.
A coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento, Patrícia Lopes dos Santos, reforçou que o programa tem como objetivo capacitar talentos e gerar oportunidades reais de crescimento profissional, desenvolvendo tanto competências técnicas quanto comportamentais.
“Com o mercado automotivo em constante expansão e inovação, a demanda por profissionais qualificados é alta. Ingressar nesta área é mais do que aprender um ofício: é abrir a porta para o domínio das tecnologias do futuro e construir uma trajetória sólida e próspera. Acreditamos que o interesse por uma profissão nasce da experiência e do incentivo, e a Delta atua justamente despertando esse potencial. Atualmente, buscamos jovens que desejam desenvolver tanto competências técnicas quanto comportamentais para alcançar a excelência no ambiente corporativo”, afirmou.
Para o gerente de Gestão de Pessoas, Wesley Monteiro Martinez, investir em programas estruturados de aprendizagem é uma resposta direta aos desafios atuais do mercado de trabalho.
“O principal desafio das organizações hoje é mão de obra qualificada, por este motivo cada vez mais empresas estão voltando seus esforços para processos seletivos estruturados e modelos de capacitação e desenvolvimento no mesmo sentido, atrelados inclusive a um bom plano de sucessão. Por isso em nosso programa de aprendizagem, utilizamos um processo seletivo bem estruturado composto por várias fases na tentativa de trazer jovens com perfis aderentes às posições que necessitamos desenvolver, o resultado esperado é formar jovens para as posições que de fato almejam, com uma boa bagagem técnica para sua trilha na companhia e acima de tudo poder contar com estes profissionais para o nosso quadro ao final do curso”, concluiu.
Com iniciativas como o programa Novas Energias para Jovem Aprendiz, a Delta Sucroenergia reafirma seu compromisso em investir em educação, capacitação, com o desenvolvimento de pessoas, a formação de novos talentos alinhados à nossa cultura e o fortalecimento de profissionais qualificados para o futuro do agronegócio.
%2009.58.00_099f5009-20251229T183513829Z.jpg&w=3840&q=100)